quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Depoimento de Leitura e Escrita



Na minha infância  não posso me esquecer das revistas de histórias clássicas do Walt Disney que mamãe comprava e lia para mim. Depois eu folheava-as e procurava repetir aquilo que havia entendido. Era uma sensação fantástica!
 No início do meu curso primário ganhei um presente maravilhoso do meu pai: a coleção enciclopédica TRÓPICOS, com aquelas capas coloridas, aquele tamanho diferente dos demais livros que conhecia e com aquele amplo conteúdo, que fui lendo e transformando-o nos conhecimentos que trago até hoje, de maneira atualizada. Nos primeiros anos do curso ginasial papai surpreendeu a família com a coleção BARSA, que me ofereceu a oportunidade de fazer todos os trabalhos pedidos pelos meus bons professores. Guardo estas coleções porque foram muito importantes para a minha formação como cidadã e como apreciadora da leitura, acreditando que o livro oferece a oportunidade de "realizarmos os nossos sonhos" porque com a leitura nos conhecemos cada vez mais. Apesar de ler um pouco de cada gênero literário, tenho uma certa queda pelos textos científicos.
Nos primeiros anos de vida da minha filha contava-lhe uma história na hora de dormir todos os dias (coleção NANA NENÊ) e sempre lhe ofertei bons livros, revistas infantis, ou seja, dei-lhe as oportunidades para gostar de leitura. Como fruto dessa atitude ela sempre se saiu bem em relação à leitura e à escrita.
Quanto à escrita tenho belas recordações do meu período acadêmico, quando escrevi muitas cartas de amor, pois eu e o meu parceiro da época estudávamos em cidades diferentes.

Márcia Lúcia Gasparini

2 comentários:

  1. Olá Márcia, me identifiquei com sua história. Quando era criança também tinha as coleções TRÓPICOS e a BARSA. Em minha família, toda a minha geração de primos, em torno de 30, somos professores. Você também deve se lembrar de nosso saudoso professor José Marques, seu laboratório no EECA, a caixa de ossos e rochas, os animais em formol e o nosso famoso "Serafim" (esqueleto).

    ResponderExcluir
  2. Márcia,
    é preciso fazer um curso para parar e relembrar momentos importantes e marcantes

    ResponderExcluir