terça-feira, 24 de setembro de 2013

Grupo 1   -  Vida e ambiente             (9° ano/ vol. 3)

Conteúdo

- O olho- aparelho que decodifica  imagens, a propagação da luz, defeitos da

visão e lentes de correção.

Habilidades

- Estabelecer relações entre sistema nervoso, a recepção de estímulos pelos

órgãos dos sentidos, os impulsos nervosos e as reações, com base em textos

ou esquemas

- Identifica e explicar os mecanismos básicos de funcionamento do olho

humano,fazendo uma analogia entre suas partes e as de uma máquina

fotográfica.

Problematização

- O que representa a visão para você?

- Como você identifica pessoas, objetos, jogos,filmes e etc.?

- Porque não enxergamos no escuro?

- O que acontece com a luz quando chega ao nossos olhos?

- Quem enxerga os olhos ou o cérebro?

Contextualização

- Discussões das interações obtidas das questões levantadas na

problematização.

Busca de dados de forma diversificada

- Usando a internet na sala de informática, textos e imagens do livro didático,

vídeos, construção de câmera escura e etc.

Aprendizagem significativa e evolução conceitual

- Formação de imagens, lentes, arco-íris, calota do carro e espelho.

Sistematização do conhecimento

- Construção  do mapa conceitual em grupo ou construção de uma síntese

coletiva.

Aplicação do conhecimento em situações novas

- Brincadeira da cobra cega com enfoque na importância da luz no sentido da

visão.  É a atuação do cérebro na compensação da ausência da visão. Assim,

automaticamente, nosso cérebro busca conexões extras com os demais órgãos

sensoriais, tentando superar a falta daquele órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário